Buscapé

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Será que resiste ?


Será que resiste.

Nessa madrugada vai ter início o inverno. Desde que essa faixa de areia foi colocada na praia de Sepetiba, eu venho pensando se ela vai resistir aos ventos que virão com a chegada dessa estação.

A ressaca na praia de Sepetiba, não poucas vezes,  o vento forte fazia as ondas se chocarem no paredão jogando água e areia na estrada, com a faixa de areia esse paredão praticamente desapareceu, o desnível entre a areia e a estrada agora é muito pequeno em alguns pontos.

Eu acredito que se "cair" um sudoeste como os que via nos tempos em que pescava, um vento que afundava muitos barcos, canoas e caíques quebravam, barcos maiores eram arrastados e se chocavam uns com os outros ou com o paredão. Nós tínhamos que correr quando o vento chegava para ver a situação das nossas embarcações, caíques eram colocados na calçada e eu vi o vento forte levar as cambalhotas alguns deles.

Sinceramente essa faixa de areia nunca me agradou, digo essa obra, sempre achei um dinheiro mal gasto, a obra que eu gostaria de ver era outra, mas os moradores preferiram a praia, achando que Sepetiba voltaria a ser o que já foi um dia, ilusão, nas postagens anteriores pode ser visto as placas de aviso, em que não é permitido nem se aproximar da água.

Bom o tempo vai dizer se minha preocupação era correta ou infundada, vou fazer uma fotos em alguns pontos no primeiro dia do inverno, e no último dia do inverno e juntos vamos ver o que aconteceu.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Recuperação Ambiental da Praia de Sepetiba


Esse projeto foi apresentado aos lideres comunitários e alguns moradores no Centro Comunitário Santo Expedito, na ocasião eu estava presente como Presidente da Colônia de Pescadores Z15, sinceramente não me convenceu, nem depois de muito questionar sob os olhares de reprovação de outros lideres comunitários, mesmo depois que uma simpática Sra.,  se não me falha a memória Presidente da Rio Águas, me disse: “Seu Almir, em dezembro nos vamos tomar um banho de mar juntos”.

Praia,  esse era o sonho de muitos que me olhavam atravessado quando eu questionava. Hoje pedalando pela manhã para esticar um pouco as pernas me lembrei disso, e fiz umas fotos com meu humilde celular, por isso me perdoem se a qualidade não estiver das melhores.


Transcrevo abaixo uma notícia, na epoca, muito esperada por todos os moradores:

GOVERNO DO ESTADO INICIA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA PRAIA DE SEPETIBA
22/ 06/ 2010
Após décadas de degradação, a praia de Sepetiba, na Zona Oeste, passará por uma total recuperação ambiental. O governador Sérgio Cabral, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estdual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, apresentam nesta quarta-feira (23/06), às 9h, o projeto de reconstituição da orla com a recolocação da faixa de areia e retirada da lama, além do remanejamento de uma área de mangue constituída por espécies invasoras e dos caranguejos. Os recursos para a execução das intervenções, a cargo da Odebrecht, são de R$ 46 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). A recuperação da praia atende às reivindicações dos cerca de cerca 40 mil moradores do bairro. 

"reconstituição da orla com a recolocação da faixa de areia e retirada da lama"



 Essa foto foi feita na maré vazante, mas mesmo na cheia, podemos ver claramente a marca, não é permitido nem molhar o pé.



 "além do remanejamento de uma área de mangue constituída por espécies invasoras" As espécies invasoras estão voltando, o manguezal começa a brotar, um pouco aqui,  um pouco ali, daqui a pouco  . . . 




segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Sepetiba de ontem

Essas imagens são de uma Sepetiba que não existe mais, ou talvez ainda exista coberta por uma enorme camada de lama, um presente que ganhamos quando da construção do Porto de Sepetiba, hoje Porto de Itaguaí, localizado na baía de Sepetiba. A lama retirada do fundo da baía,  para a construção dos canais por onde circulam os navios que utilizam o porto, era colocada em barcaças, que jogavam dentro da baia mesmo, em frente a praia de Sepetiba, eu vi, não foram  uma nem duas vezes, eu vi, todos os dias isso acontecia, e apesar das multas, das reclamações nada conseguiu parar esse absurdo, o Porto era prioridade absoluta para ao país, mas depois vou falar sobre isso.

Sepetiba era linda, a baía uma fartura de peixes, camarões, a noite animada, casas noturnas e restaurantes lotados, e uma tranquilidade uma paz que hoje é difícil de encontrar em qualquer lugar.

Praia de D. Luiza, ou do Reconcavo, onde se vê ainda em construção, o prédio mais alto do nosso bairro, com 4 andares, há pouco tempo atrás procurei mas não encontrei por aqui um mais alto do que esse.


Nessa foto em primeiro plano a Praia de Sepetiba, e ao fundo, a praia de D. Luiza.

domingo, 16 de junho de 2013

Sepetiba, é, eu gosto daqui.

Olá
Eu sou morador de Sepetiba há quase 20 anos, mas conheço Sepetiba há uns 50 anos. Participei de movimentos sociais, como Presidente da Colônia de Pescadores Z-15, e como Presidente da União dos Moradores de Sepetiba (UNIMOS).  Acho que já dei minha contribuição para Sepetiba, entretanto eu não consigo ficar quieto, minha saúde já não me permite uma participação tão ativa quanto eu gostaria, mas acho que ainda posso contribuir com alguma coisa.

É aqui que eu moro, é aqui que eu quero viver, eu adoro esse lugar, e se cada um fizer um pouquinho com certeza as coisas aqui vão melhorar. Um grande abraço a todos que vão passar por aqui, e espero com o meu pouquinho contribuir com a luta de muitos que vieram antes de mim,  os que hoje se dedicam e aos que ainda vão dedicar parte do seu tempo para melhorar o local em que vivemos.